sambafoot

Curso ensina empresários a reduzir tarifa de energia elétrica

Engenheiro Fábio Sales, consultor do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), diz como gestores podem identificar formas de economizar mais adequadas à realidade da empresa

Entender a composição da conta de energia elétrica pode ajudar empresas a reduzir custos. Conforme o engenheiro Fábio Sales, consultor do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), ao fazer a análise da conta de luz gestores podem identificar formas de economizar mais adequadas à realidade da empresa.

No curso Como reduzir sua tarifa de energia elétrica?, oferecido por federações e sindicatos a empresários industriais de todo o país, Sales destaca que para alguns negócios, por exemplo, a solução pode ser comprar energia no mercado livre. “Para outros, a compra de máquinas e equipamentos mais modernos contribui para maior eficiência energética e, consequentemente, redução da tarifa”, diz.

Além de dicas para ajudar gestores a selecionar a melhor modalidade de contratação de serviços de energia, o curso também mostra a importância de os empresários participarem das entidades de representação da indústria para lutar, entre outras questões, pela redução do custo da energia. Embora elogie a MP 579, que eliminou os três principais encargos da conta de energia – Conta de Consumo de Combustíveis (CCC), Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) e a Reserva Global de Reversão (RGR) –, Sales enfatiza que a solução não é suficiente para tornar a indústria brasileira mais competitiva.

Segundo ele, a tarifa de energia no Brasil é uma das mais caras do mundo, e esse é um dos motivos da baixa competitividade observada nos últimos anos. “No setor de alumínio, por exemplo, a energia elétrica representa 40% do custo total de produção", declara Sales. “A energia elétrica necessita de uma regulação de preço para tentar melhorar o bem-estar e combater o monopólio”, sugere.

PDA – Criado pela CNI em 2007, o PDA pretende fortalecer a representação empresarial e incentivar o associativismo. O curso Como reduzir sua tarifa de energia elétrica? foi desenvolvido em parceria com a Gerência Executiva de Infraestrutura da CNI e, de agosto de 2012 a julho de 2013,  capacitou cerca de 270 empresários em 15 turmas.

A previsão é que, até outubro deste ano, mais 240 pessoas participem das seis turmas já previamente agendadas. Além desse, o programa desenvolve outros cursos, entre os quais Como pagar menos impostos? e Como evitar problemas trabalhistas?, que levam informações práticas para os empresários e, ao mesmo tempo, estimulam a ação coletiva para superação de desafios comuns.

SERVIÇO - Para mais informações sobre o curso, procure a federação do seu estado. Participe!

Relacionadas

Leia mais

Forte presença de fontes renováveis coloca a matriz elétrica brasileira entre as mais limpas do mundo
Aumento da produção do gás em terra criará empregos e ajudará a reduzir custos da indústria
PDA realiza curso "Como evitar problemas trabalhistas?"

Comentários

sambafoot Mapa do site